InMídias 2.0 Polo São Simão
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

12 - Como identificar meios de aprender com notícias falsas, ou seja, identificar erros e problemas em notícias não confiáveis?

Ir para baixo

12 - Como identificar meios de aprender com notícias falsas, ou seja, identificar erros e problemas em notícias não confiáveis? Empty 12 - Como identificar meios de aprender com notícias falsas, ou seja, identificar erros e problemas em notícias não confiáveis?

Mensagem  agathacouto Sáb Dez 03, 2016 11:36 pm

Identificar notícias falsas não é tarefa fácil. Com a quantidade de informação que temos disponível nas mídias tradicionais (televisão e rádio, por exemplo) e nas mídias interativas (como as redes sociais na internet), temos que ficar atentos e não comprar a primeira “verdade” que nos aparece. Alguns pontos de atenção podem nos salvar de engôdos. Quando se lê uma notícia nas redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo, é sempre bom chegar o site original da notícia. Qual a data foi postada? O veículo tem credibilidade? É reconhecido na sua cidade, estado ou país? Cita como fonte profissionais reconhecidos que atestem o que falam?
Também recebemos “notícias” no whatsapp, aplicativo de mensagens do celular. Muitas usam a credibilidade de veículos da mídia impressa para parecerem reais, algumas começam com “Saiu na Folha de São Paulo”, por exemplo. Nesse caso, basta acessar o site do veículo e pesquisar se a informação procede.

Ainda, temos casos de falsas notícias por áudios de whastapp. Esses são muito difíceis de serem checados. Em Goiânia, tivemos há cerca de um ano um caso de notícia falsa no whatsapp, que denunciava uma rede de pedofilia em uma escola da cidade. O pânico que se instalou entre os pais causou repercussão na imprensa, que passou a investigar o caso e descobriram que não era verdade. Por isso, antes de repassar um áudio, um link ou qualquer informação, devemos nos assegurar do que estamos ajudando a espalhar.

12 - Como identificar meios de aprender com notícias falsas, ou seja, identificar erros e problemas em notícias não confiáveis? Vx1dlu
agathacouto
agathacouto

Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/12/2016
Localização : Goiânia

https://medium.com/@agathacouto/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos